Nesta terça-feira (18), 135 estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste participaram da solenidade de abertura do programa Conhecendo o Parlamento. O evento, realizado no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), marcou o abertura da iniciativa, fruto de uma parceria entre a CLDF e a Secretaria de Educação (SEEDF).
Durante a solenidade, foram abordados temas relevantes para a formação dos estudantes, relacionados à cidadania, como o funcionamento do Poder Legislativo, a manutenção da democracia e a importância da participação popular nas decisões públicas.
Mais de 130 estudantes da rede pública de ensino do DF participaram do lançamento do programa Conhecendo o Parlamento | Fotos: André Amendoeira/SEEDF
A cerimônia foi aberta pela deputada Paula Belmonte e contou também com a presença da titular da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da SEEDF, Vera Lúcia Barros; da diretora da Escola Legislativa do Distrito Federal, Jane Marrocos; da diretora do CEM Setor Leste, Ana Eulália Moura de Paula; do professor de Sociologia do CEM Setor Leste Márcio Henrique de Carvalho e, representando os alunos, a estudante Giovana de Silva Rocha Vaz.
A subsecretária Vera Lúcia Barros destacou a importância do programa: “É uma parceria que já vem acontecendo desde 2021, em que se fala de cidadania, e é a possibilidade de trazer para o nosso estudante informações sobre todo o Legislativo. É você dar protagonismo para o estudante, de maneira que ele possa se sentir capaz de decidir os rumos da sua vida; traz uma série de informações com relação a valores, da democracia, da importância do nosso papel enquanto cidadão nos destinos, nas escolhas de vida. Amplia uma visão de mundo”.
Recorde
A Casa já recebeu mais de 60 mil estudantes pelo programa, criado em 2021 e apresentado na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, em 2023. No ano passado, houve um recorde em atendimentos a escolas públicas, que chegaram ao total de 90% do público recebido, juntamente com escolas privadas, faculdades e instituições sociais. Ainda em 2024, o Conhecendo o Parlamento recebeu o primeiro lugar em premiação ofertada às escolas legislativas pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).