O trabalho de manutenção das pedras portuguesas na Praça dos Três Poderes foi concluído e, nesta segunda-feira (13), começa a etapa de limpeza do piso. Após a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ter finalizado os encaixes e substituição das pedras, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) aplicará um produto específico para a limpeza do material que compõe o piso icônico da praça.
O SLU utilizará 20 litros do produto Pedrex e um caminhão-pipa com capacidade para 12 mil litros de água. A solução é capaz de limpar uma área de 27 mil m².
Cerca de 6 mil m² da Praça dos Três Poderes tiveram as pedras repostas. As que estavam em bom estado foram reutilizadas e as compradas vieram de Juiz de Fora (MG) | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção foi de R$ 900 mil. Dos 26 mil m² da praça, cerca de 6 mil m² tiveram as pedras repostas. As pedras que estavam em bom estado foram reutilizadas e as compradas ー muitas estavam com concreto e sem condições de serem reaproveitadas ー vieram de Juiz de Fora (MG). De acordo com o diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies, a manutenção das pedras portuguesas foi feita manualmente, quase que de forma artesanal.
“Foi um trabalho cuidadoso na hora de colocar essas pedras para que não haja mais o problema de elas se soltarem. A Novacap tem um compromisso com a zeladoria da cidade e assumiu essa parte de manter a praça em condições. O turista hoje está totalmente à vontade aqui na praça, pode tirar fotos. A praça é do povo e para o povo”, afirmou.
A manutenção das pedras portuguesas teve início em 21 de outubro, após a contratação da obra, com o objetivo de aprimorar a acessibilidade e a estética do local. A intervenção contou com a participação de aproximadamente 20 trabalhadores da Novacap diariamente e foi realizada em quadrantes, o que permitiu que os visitantes transitassem pela praça sem a interdição total do espaço.
Quadrado por quadrado
O trabalho será feito à noite para que o fluxo de turistas na Praça não seja prejudicado
O subdiretor de Gestão de Limpeza Urbana do SLU, Everaldo Araújo, detalhou o passo a passo da limpeza: primeiro é aplicado o produto químico, mantido na superfície por pelo menos 10 minutos para que a ação seja efetiva; em seguida, a área é lavada com uma enceradeira, e há o enxágue para retirada de toda a sujeira das pedras. “O Pedrex tem uma composição forte justamente para esse tipo de limpeza de pedra”, explicou.
