Levar um pouco de alegria ao coração das mães que estão internadas com seus bebês na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e proporcionar a elas lembranças boas de um período difícil. Esse foi o objetivo da Terapia Ocupacional ao realizar, nesta semana, um ensaio fotográfico de Carnaval com os recém-nascidos internados na Utin do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
“As mães foram convidadas a participar deste momento criando a fantasia dos filhos e os adereços de Carnaval usados na hora de fotografá-los. Esse momento proporciona um pouco de relaxamento e ajuda a aliviar o estresse e preocupação”, explica a terapeuta ocupacional da Utin, Maria Helena Nery.

Objetivo do ensaio é resgatar as atividades significativas para as mães que permanecem junto aos bebês internados na Utin | Fotos: Divulgação/IgesDF
Com todos os cuidados necessários, ela manuseava os bebês e ajeitava a fantasia de cada um com carinho, depois fazia vários cliques. As mães que estavam próximas se encantavam com a cena de ver o bebê delas sem tantos aparelhos ou fios, mesmo que por poucos instantes.
“Gostei muito deste ensaio porque queremos enfeitar nosso filho e, por enquanto, não podemos. Queria fazer o mesversário dele, mas infelizmente, por enquanto não será possível. Então, ficarão as fotos tiradas aqui com o tema para marcar o primeiro mês de vida dele”, afirma Ester Ribeiro, mãe do pequeno Samuel, que nasceu prematuro extremo de 27 semanas e vai completar um mês de vida no próximo dia 11.
O ensaio fotográfico temático acontece na Utin do HRSM desde 2019. A finalidade é resgatar as atividades significativas para as mães que permanecem junto aos bebês internados na Utin.
