A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), e outras 11 unidades da Rede de Bibliotecas Públicas do DF vão oferecer aulões gratuitos para quem se inscreveu no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), cujas provas estão marcadas para 5 de maio. Os aulões começam em 9 de março e vão até o final de abril.
“Estamos comprometidos em apoiar os candidatos nessa jornada, pois acreditamos que o acesso a cargos públicos é fundamental para o desenvolvimento de uma administração eficiente. É uma imensa satisfação vermos esse projeto ganhando vida pela Biblioteca Nacional de Brasília. Estamos felizes por poder oferecer essa oportunidade de aprendizado e preparação”, comenta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes.
“Tivemos muito sucesso nos aulões que demos desde novembro do ano passado para os certames do Enem, do PAS e da UnB. Agora queremos atender ao público que fará o Concurso Nacional Unificado”, anuncia o subsecretário do Patrimônio Cultural, Felipe Ramón.
Segundo o gestor público, os aulões vão se concentrar primeiramente em alguns conteúdos do bloco 8, que é para o nível intermediário e abrange avaliação de redação, português e matemática, por exemplo.
Ainda que os sete blocos do certame para cargos de nível superior não prevejam a prova de redação, os candidatos terão de enfrentar questões discursivas de conhecimentos gerais e específicos e podem se beneficiar dos conteúdos de redação e português previstos para o nível intermediário.
Aulas descentralizadas
Uma novidade na iniciativa coordenada pela BNB desta vez é que haverá um esforço de descentralização, destaca a diretora do equipamento, Marmenha Rosário. Além de duas bibliotecas da Região Administrativa I (BNB e Biblioteca Pública de Brasília), serão mais dez unidades espalhadas por outros pontos do DF. Ceilândia, Paranoá, Santa Maria e Samambaia terão encontros nos finais de semana. Gama, Itapoã, Taguatinga, Guará, São Sebastião e Riacho Fundo I terão as aulas durante a semana à noite.