A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) apresenta, de quarta-feira (18) ao dia 27 deste mês, os 28 trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) e do Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIDTI).
As iniciativas serão exibidas durante a 1ª Semana de Iniciação Científica, no Campus Norte, localizado no Lago Norte. As áreas pesquisadas são diversas, indo de ferramentas de inteligência artificial à crise climática. Os trabalhos refletem o compromisso da universidade com a produção de conhecimento relevante para a sociedade. Para Maria Veralice Barroso, chefe da Unidade de Curso de Pós-Graduação da UnDF, o encontro representa um marco na consolidação da pesquisa científica na UnDF.
“A 1ª Semana de Iniciação Científica é um momento histórico, porque, além de apresentar ao público os primeiros 28 trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Programas de Iniciação Científica, o evento reforça a importância que a instituição atribui ao trabalho científico e à formação de pesquisadores desde a graduação”, afirma a gestora. “A iniciação científica é também um espaço fundamental para fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.”