O Governo do Distrito Federal (GDF) preparou uma programação extensa e diversificada para a celebração dos 65 anos de Brasília. As primeiras ações começaram nesta quinta-feira (17) e se estendem por toda a Semana Santa até o dia do aniversário, na segunda-feira (21), com shows, espetáculos teatrais, concertos e ofertas de gratuidade no transporte público e em espaços de lazer. Para que a população possa usufruir das atividades da melhor forma possível, a Agência Brasília montou um guia completo sobre a programação, o transporte público e a segurança da festividade. Confira!
Esplanada dos Ministérios
– Em quais dias e quais horários serão os shows musicais dos 65 anos de Brasília?
A festa dos 65 anos de Brasília terá três dias de apresentações musicais na Esplanada dos Ministérios. A programação será nos dias 19 (sábado), 20 (domingo) e 21 (segunda-feira), com atrações das 14h às 2h. Confira aqui o horário de cada uma das apresentações.
– É preciso retirar ingresso para os shows?
Todos os eventos serão de livre acesso, sem a necessidade de retirada de ingressos.
Como foi no Carnaval, a Semana Santa e o aniversário de Brasília contarão com o programa Vai de Graça | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
– Como será o acesso de veículos e pedestres?
O trânsito estará fechado a partir do Museu Nacional da República, com acesso permitido apenas para pedestres e veículos autorizados. O desembarque de veículos de aplicativo será na alça leste. Estarão abertos apenas os estacionamentos nas vias S2 e N2, nos anexos, além dos setores bancários Sul e Norte.
O público vai passar por pontos de revista desde as estações de Metrô até a Esplanada dos Ministérios. Locais de revista: desembarque de passageiros nas estações Galeria e Central; S1 e N1; a partir da Catedral Metropolitana de Brasília; e próximo ao cercado do canteiro central da Esplanada.
– Quais são os itens que não podem ser levados para os eventos?
Latas, copos, coolers e isopores; fogos de artifício, artefatos explosivos e armas de qualquer tipo (inclusive apontadores a laser); apontador a laser ou similares; animais em geral, exceto cão-guia; bolsas ou mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões (altura + largura + profundidade); capacetes; malas, pastas, caixas e similares; sprays e aerossóis; máscaras de qualquer tipo ou tamanho; mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar ou não bandeiras, cartazes, etc; fogões e similares que utilizam gás e/ou eletricidade; churrasqueira de qualquer tamanho; barracas e similares; carrinhos de compras e similares; armas de brinquedo, réplicas, simulacros, quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo; drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira; substâncias inflamáveis de qualquer quantidade, tamanho ou tipo; armas brancas ou qualquer outro objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural, a exemplo: tesouras, flechas, tacos, tacape, brocas, etc; quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança; instrumentos e equipamentos capazes de produzir lesões corporais, como tacos, bastões, garrafas, utensílios de vidro, fogos de artifício, facas, canivetes e objetos pontiagudos; utilização de drones sem a devida autorização.
– Como será a operação de segurança?
O policiamento será reforçado na área da Esplanada dos Ministérios. Será montada uma grande operação de ordem pública e do patrimônio para garantir a segurança da população e a tranquilidade do evento. Haverá policiamento ostensivo a pé, motorizado, velado e especializado, com apoio de aeronaves e drones. A Cidade da Segurança será montada na Biblioteca Nacional da República.