O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (17), o acordo de irmanação entre Brasília e Yaoundé, capital do Camarões. O documento torna as cidades oficialmente irmãs, permitindo o compartilhamento de informações e efetivação de ações de cooperação mútua para execução de projetos de pesquisa, estudos, cursos, treinamentos e missões técnicas.
Participaram da assinatura do acordo o embaixador da República de Camarões no Brasil, Martin Mbeng, o prefeito de Yaoundé, Luc Messi Atangana, e o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.

Novo acordo reforça a aproximação entre o Brasil e o país africano, abrindo margem para contribuições bilaterais | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
“A Embaixada de Camarões presta um bom serviço e tem dado uma participação muito importante para a sociedade, em especial para a parte mais vulnerável do Distrito Federal”
Governador Ibaneis Rocha
“A assinatura desse documento vai simplificar e permitir uma aproximação ainda maior dessas duas comunidades, importantes para o Brasil e para Camarões”, definiu o governador. “A Embaixada de Camarões presta um bom serviço e tem dado uma participação muito importante para a sociedade, em especial para a parte mais vulnerável do Distrito Federal.”
Paco Britto revelou que há 16 anos Camarões buscava firmar essa parceria. “A construção passou por todas as áreas do governo, mostrando a preocupação deste GDF em levar Brasília para o mundo e trazer o mundo para o Distrito Federal”, disse.
Eixos de atuação
As capitais definiram no acordo oito áreas de atuação:
⇒ Planejamento urbano e segurança pública;
⇒ Promoção de negócios e turismo;
⇒ Cidades inteligentes, tecnologia, inovação, startups e inclusão digital;
⇒ Mecanismos de gestão pública, participação e responsabilização;
⇒ Gestão de mobilidade urbana, trânsito e transportes de massa;
⇒ Políticas de cuidados primários, saúde e inclusão social;
⇒ Políticas para a promoção da economia criativa;
⇒ Desenvolvimento sustentável e resiliência, em particular o quadro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pelas Nações Unidas (ONU).
