A manhã desta sexta-feira (1º) foi marcada pela cerimônia de posse da Brigada Florestal do Instituto Brasília Ambiental. A solenidade reuniu autoridades, a comissão avaliadora e agentes de unidades de conservação em torno das boas-vindas à equipe selecionada, que já iniciou suas atividades.
O processo seletivo para a contratação da brigada foi composto por quatro fases: avaliação curricular, teste de aptidão física, teste de habilidades com ferramentas agrícolas e, por fim, curso de formação. Os candidatos receberam pontuações específicas em cada etapa. A nota do curso de formação, com peso 2, pôde complementar eventuais desempenhos inferiores nas demais fases.
O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, relembrou os desafios enfrentados até o momento: “Este ano, começamos a nos dedicar à causa, na proposta da lei, depois na aquisição dos melhores equipamentos. Contamos com o trabalho de excelência de vocês e continuaremos a nos esforçar para que sejam sempre valorizados e reconhecidos”.
Parceria
A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância da chegada dos brigadistas: “A seca no DF é muito severa, além de estarmos rodeados de áreas de proteção ambiental. O trabalho desses profissionais é primordial no cuidado com nosso meio ambiente”.
O secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, parabenizou o empenho de todos os envolvidos. “Nossas unidades de conservação são muito importantes para o equilíbrio do meio ambiente”, afirmou. “Estamos muito contentes por essa parceria que dá tão certo entre o Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente e nos permite dar as boas-vindas a todos vocês. Prudência, cuidado e sejam bem-vindos”.