Na próxima segunda-feira (17), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) inicia a quarta etapa do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo da ação é diminuir os vazamentos nas tubulações de água e, consequentemente, o índice de perdas da companhia, o que resultará em maior confiabilidade do sistema de fornecimento.
[Olho texto=”“As duas cidades foram escolhidas por apresentarem infraestrutura mais antiga, que demanda maior manutenção pelo elevado índice de vazamentos da tubulação”” assinatura=”Mauro Laerte, superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul da Caesb ” esquerda_direita_centro=”direita”]
Uma das metas do plano é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF. Ao todo, serão substituídos 588 ramais nessa quarta fase, com duração aproximada de 60 dias. Em Samambaia, serão substituídos 301 ramais, sendo 114 na QR 413 e 187 na QR 415. Já na QNP 09 de Ceilândia, serão substituídos 267 ramais.
O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul da Caesb, Mauro Laerte, esclarece a escolha pelas regiões de Ceilândia e Samambaia: “As duas cidades foram escolhidas por apresentarem infraestrutura mais antiga, que demanda maior manutenção pelo elevado índice de vazamentos da tubulação”.
O trabalho desenvolvido é uma ação preventiva e não gera custo para os clientes. Durante a execução dos serviços, os técnicos da companhia farão a manutenção de redes de água e, substituições de ramais prediais, assim como inspeções, levantamento dos dados e pesquisa de vazamentos. No caso de serviços externos, está prevista a recomposição de pavimentação asfáltica; e, internamente, nas residências, a companhia deve realizar a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.
Para a execução desse trabalho, eventualmente será necessário acessar a residência dos moradores. Os empregados da Caesb estarão uniformizados, portando crachá de identificação, e vão adotar todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e álcool gel. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções.