Neste domingo (15), a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) promove a 2ª edição da caminhada Movimente-se: Viver 60+, como parte da campanha Junho Violeta — mês de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa e de combate à violência contra esse público. A expectativa é reunir mais de mil participantes, com início da concentração às 8h30, no Eixão do Lazer, na altura da 207 Norte.
A ação é gratuita e voltada especialmente para pessoas idosas, mas aberta à participação de todas as idades. Além da caminhada, o evento contará com serviços de saúde e bem-estar oferecidos por entidades parceiras, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, alongamento, dança, shows, lanche e muita animação. Também participam o Banco de Talentos da Sejus, com exposição de artesanato produzido por idosos, e outros projetos sociais da secretaria.
A caminhada integra a programação do Junho Violeta, instituído em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é promover o envelhecimento saudável, incentivar o convívio intergeracional e alertar sobre as diversas formas de violência que atingem a população com 60 anos ou mais, como negligência, abandono e etarismo.
A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, destaca o compromisso do GDF com o cuidado integral e o respeito à população idosa. “O Movimente-se é mais que uma caminhada: é um convite à vida ativa, ao autocuidado e à convivência. Queremos que os idosos se sintam acolhidos, valorizados e protegidos, e que toda a sociedade compreenda seu papel na promoção de um envelhecimento digno. O Junho Violeta reforça essa missão, e a Sejus estará sempre ao lado de quem mais precisa”, disse.
Além da mobilização social, a Sejus-DF atua diretamente na proteção e garantia de direitos da pessoa idosa por meio do programa Direito Delas, que acolhe, orienta e encaminha casos de violência física, psicológica, patrimonial ou abandono. Atualmente, há núcleos de atendimento em diversas regiões do DF, incluindo Ceilândia, Estrutural, Guará, Itapoã, Paranoá, Gama, São Sebastião, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas e Samambaia. Os telefones de contato são: (61) 2244-1229 e (61) 98382-0130 (WhatsApp).
Sobre o programa Viver 60+
O Viver 60+ é uma iniciativa da Sejus-DF voltada à promoção da qualidade de vida e do envelhecimento saudável. Em maio, o programa foi instituído como política permanente de governo no Distrito Federal, reconhecendo sua importância e alcance social.