A empresária Moema Leão; a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; e o administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues da Silva, na Casa Cor. Foto: Divulgação/Setur
Em meio ao paisagismo de Burle Marx, à arte de Athos Bulcão e ao urbanismo de Lúcio Costa, a Casa Cor se reinventa. Na mostra Janelas, inaugurada no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, o público é convidado a refletir sobre como o confinamento mudou a forma de ocupar a casa. O projeto traz o olhar de 28 arquitetos, materializado em 13 vitrines montadas em contêineres, e está aberto à visitação até o próximo dia 2 de novembro, das 8h às 21h.
De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, mais do que inovar, a renomada mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, que ocorre há 29 anos no DF, também proporcionou à cidade um olhar nacional. “A Casa Cor tem uma história especial com Brasília. E, esse ano, é muito simbólico. Esta edição mostra a capacidade de se reinventar, de transformar em realidade o sonho de cada projeto e oferecer à nossa cidade uma oportunidade única de vivenciar ambientes integrados à natureza e à qualidade de vida”, destacou.
O lançamento da iniciativa, que também homenageia os 60 anos de Brasília, foi realizado tanto presencialmente como virtualmente, nas redes sociais da Casa Cor, de forma nacional. Todo o projeto Janelas foi pensado dentro dos protocolos de segurança para contenção da pandemia de Covid-19.
“Tivemos uma parceria com o GDF, Secretaria de Turismo e administração do Parque, que nos proporcionou a área. Passamos para o escritório Sainz Arquitetura, que teve uma montagem genial. Aí, junta com mais 28 talentos e a ideia cresce”, explicou Sheila Podestá, que ao lado das empresárias Moema Leão e Eliane Martins, é responsável pela marca CASACOR em Brasília.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”turismo”]
“Esse novo momento nos permite redirecionar o olhar para a nossa casa. Se ela atende os nossos desejos. É um repensar para a função que ela até então exerceu”, ponderou Eliane Martins. Já Moema Leão ressaltou a facilidade de acesso à exposição, localizada na área central de Brasília. “As pessoas poderão ir a pé, de carro, de ônibus, metrô ou mesmo de bicicleta para conhecer a mostra”, disse.
Na avaliação do administrador do Parque da Cidade, Sivestre Rodrigues da Silva, o GDF e a Setur vêm trabalhando intensamente para promover a Capital Federal. “Essa semana foi reaberta a Torre de TV. Hoje, já é a Casa Cor. Ações que são muito importantes para Brasília. O que me deixa mais feliz é que os frequentadores estão fazendo muitos elogios ao Parque e a esse evento maravilhoso que é o Janelas.”
A instalação de mobiliário urbano está no Estacionamento 10 e pode ser conferida de duas formas pelo visitante: pessoalmente, contemplando externamente as vitrines – cumprindo as regras de higienização, segurança e distanciamento social –, ou em tours virtuais pelo site do Janelas. Para a exposição presencial, uma casa virtual foi desenhada no chão do Parque, simulando portas e janelas, das quais o visitante é convidado a refletir sobre o atual cenário. Os 2,8 mil m² destinados à mostra também contam com lavatórios e totens de álcool em gel.