O Governo do Distrito Federal (GDF) segue trabalhando para aproximar a população do poder público. É justamente com esse objetivo que a Central de Relacionamento do governo começou a operar de forma ininterrupta, 24 horas por dia. Os canais, que contam com cerca de 300 profissionais, realizam mais de 20 mil atendimentos à comunidade por dia, que vão desde informações a agendamentos de serviços públicos.
A Central de Relacionamento reúne os canais 154 (Departamento de Trânsito), 151 (Instituto de Defesa do Consumidor), 160 (Secretaria de Saúde), 162 (Ouvidoria), além da Central 156. Todos esses são coordenados e gerenciados pela Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF). Por meio da ligação, considerada prática, ágil e de baixo custo, o cidadão consegue ter acesso às informações necessárias à utilização dos serviços que lhe são ofertados.
Os canais, que contam com cerca de 300 profissionais, realizam mais de 20 mil atendimentos à comunidade por dia, que vão desde informações a agendamentos de serviços públicos | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
“Os nossos canais são importantes para facilitar o contato do cidadão e o governo. A ampliação da carga horária para 24 horas permite que o usuário tenha acesso aos serviços públicos a qualquer momento do dia”, afirmou o secretário executivo de Contratos da Secretaria de Economia (Seec), Daniel Riehl.
Além das chamadas realizadas quando o cidadão entra em contato, a central realiza o atendimento proativo. “Nós também realizamos atendimentos proativos para fazer comunicados ou alertar sobre alguma questão específica. Nesta modalidade, são cerca de 10 mil chamadas por dia”, afirmou o coordenador da Central de Relacionamento do DF, Joran Freire.
Conheça
Está com alguma dúvida? Veja a diferença entre os canais e qual acionar.
A Central de Relacionamento reúne os canais 154 (Departamento de Trânsito), 151 (Instituto de Defesa do Consumidor), 160 (Secretaria de Saúde), 162 (Ouvidoria), além da Central 156. Todos esses são coordenados e gerenciados pela Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)
– A Central 156: funciona com uma base de conhecimento atualizada de cada órgão, que disponibiliza serviços por meio dos canais 156, 160, 162 e 151. O Canal 156 dispõe de nove opções de atendimento, com serviços distintos, como recadastramento do Bolsa Família; telematrícula e DF alfabetizado; IPTU e IPVA; horários de ônibus; habitação; combate à violência contra a mulher; disque-racismo; disque-idoso e demais informações sobre o governo do DF, Na Hora, dentre outros.
