O núcleo de enfermagem instalou placas informativas nas portas das 16 salas de cirurgia do centro cirúrgico do Hospital de Base. A ideia faz parte do Projeto Lean, cujo objetivo é aprimorar a eficiência das operações realizadas na unidade.
“Tivemos a iniciativa de implantar uma ferramenta física de comunicação visual nas portas das salas de cirurgia que pudessem informar aos membros da equipe a chegada de cada especialidade no centro cirúrgico, assim autorizando colocar o paciente em sala”, explica Élida Ferreira, chefe de enfermagem do hospital.
As placas de acrílico permitem que a comunicação entre as equipes envolvidas na cirurgia seja mais eficaz | Foto: Alberto Ruy/IgesDF
Foram impressas placas de acrílico com sinalização sobre as equipes que precisam estar presentes para o início da cirurgia, como a anestésica, a de enfermagem e a cirúrgica, sendo a última etapa a presença do próprio paciente dentro da sala. Cada uma delas possui um sinalizador que indica a conformidade em verde, ou a não conformidade em vermelho.