Incentivar a educação por meio da leitura e conectividade. Esse é o objetivo do projeto LAB Bibliotecas Renato Russo, que inaugurou na última sexta-feira (21), no Centro de Ensino Médio (CEM) 04 de Ceilândia, uma biblioteca integrada com um laboratório de informática.
Esta é a segunda escola pública do Distrito Federal que recebe a entrega da iniciativa. A iniciativa é realizada pela organização não governamental (ONG) Amigos da Vida e patrocinada pelo Instituto CNP Brasil. A primeira unidade do projeto foi inaugurada em 2024 no Centro Educacional (CED) 14 de Ceilândia.
Com foco no estímulo da leitura, o projeto reforma e moderniza bibliotecas de escolas públicas | Foto: Jotta Casttro/SEEDF
O projeto reforma bibliotecas em escolas públicas de ensino médio do DF e as transforma em laboratórios, modernizando o espaço onde os alunos se dedicam à leitura e à pesquisa. Agora, os alunos podem, no mesmo espaço, ler e pesquisar de maneira online, já que foram instalados computadores ligados a internet, tornando a biblioteca mais moderna e atraente para os jovens alunos. O CEM 04 de Ceilândia recebeu oito novos computadores.
“Esse projeto é uma coisa muito boa para os alunos, gratificante, porque principalmente nesse tempo que a gente está vivendo, que tudo é celular, é bom fazer os alunos conhecer outros mundos, ter mais conhecimento sobre a coisa, se aprofundar nos livros, como era o que acontecia antigamente”, comenta o estudante Cauã Platini, 16 anos.