Luiz Filipe Guerra, CEO e fundador da Polus, startup residente do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), foi premiado como “Fundador do Ano” pela Westerwelle Foundation em uma cerimônia que celebrou o décimo aniversário da Westerwelle Foundation na última sexta-feira (7). Este reconhecimento reforça o protagonismo do Biotic no fomento ao empreendedorismo e inovação no DF e até mesmo no Brasil.
A Polus tem se destacado por suas soluções tecnológicas inovadoras na redução de desperdício de energia por meio da automação e controle de refrigeradores. Esta inovação é importante em um país como o Brasil, que possui um dos maiores custos de eletricidade do mundo. A empresa tem como objetivo reduzir o consumo de energia de cada refrigerador em até 40%.
A cerimônia, que celebrava o décimo aniversário da fundação, contou com a presença da ministra da Educação da Alemanha, Bettina Stark-Watzinger, e do presidente do Conselho da Westerwelle Foundation, Michael Mronz. Guerra compartilhou a comemoração com os vencedores do prêmio nos anos anteriores, Naom Kerubo Monari e Catherine Faith.
Da esquerda para a direita: o presidente do conselho da Westerwelle Foundation, Michael Mronz; a ministra da Educação da Alemanha, Bettina Stark-Watzinger; Luiz Filipe Guerra e o diretor da Westerwelle, Christoph Pleitgen | Foto: Divulgação/Fundação Westerwelle
Recentemente, Luiz Filipe Guerra também participou do programa Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI), promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Durante o programa ,teve a oportunidade de trocar conhecimentos com colegas de diversas partes do mundo. “Nossa viagem começou em Houston, onde conhecemos empreendedores brasileiros e colegas que viajariam para diferentes cidades dos EUA. Encontramos realidades e empresas diversas, incluindo pesquisadores e líderes de projetos sociais. Passei quatro semanas em Salt Lake City com um projeto pré-determinado, conhecendo a empresa e as pessoas com quem trabalharia. Essa troca de experiências foi valiosa, ensinando sobre a implementação de playbooks de vendas e expansão”, contou.