A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) realizou, nesta terça-feira (2), a entrega da Certificação Integrada da Caravana de Proteção Animal. A iniciativa reconhece pessoas, servidores, forças de segurança, entidades públicas, protetores independentes e organizações da sociedade civil que se destacaram nas ações de enfrentamento à violência contra animais no DF.
A certificação se consolida como um instrumento institucional para valorizar e perpetuar boas práticas voltadas à proteção animal no DF. O reconhecimento será concedido anualmente, em cerimônia pública, com critérios que incluem iniciativas de educação, prevenção, fiscalização, resgate e repressão aos crimes de maus-tratos.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou a importância da pauta animal na segurança pública e homenageou os idealizadores e executores da iniciativa. “Estamos aqui por uma causa nobre que se consolida não apenas pelo trabalho diferenciado dos nossos cães de operações, mas porque construímos uma segurança pública cidadã — uma segurança que ultrapassa fronteiras, dialoga com a comunidade e se aproxima, cada vez mais, das pessoas”.
O fortalecimento da pauta animal reforça a lógica de integralidade que orienta o programa Segurança Integral, como destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, durante a cerimônia. “A proteção animal não é uma ação periférica: ela faz parte da construção de uma população mais humana, mais segura e mais consciente. Cada denúncia acolhida, cada animal resgatado e cada ação educativa realizada representa um avanço que só é possível graças ao trabalho integrado das forças de segurança, dos órgãos parceiros e dos protetores independentes. A Caravana e esta certificação reafirmam que segurança pública também se faz com sensibilidade, respeito e compromisso com todas as formas de vida”.