O Centro Interescolar de Línguas de Samambaia recebeu um prêmio do governo espanhol pelas boas práticas que a unidade desenvolve com o ensino da língua espanhola. A unidade conquistou o segundo lugar da categoria Centros de Línguas na edição de 2023 do concurso Colegio del Año en Español. A premiação, que ocorre desde 2019, é promovida pelo departamento de educação da Embaixada da Espanha no Brasil, em colaboração com o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo.
O objetivo principal é reconhecer e premiar o compromisso de escolas e dos centros educacionais de línguas com o ensino do espanhol e as boas práticas dos professores do Brasil que contribuem para difundir o espanhol e melhorar a qualidade do ensino no país.
A diretora do CIL Samambaia, Giuliana Evangelista, destaca a criatividade dos professores da unidade | Foto: Felipe de Noronha/ SEEDF
Ao todo, o concurso é dividido em três categorias: Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Centros de Línguas. Cada categoria elege as três melhores unidades de ensino, entre escolas públicas ou privadas, e centros de línguas do país. O CIL de Samambaia foi a única escola/Centro de Línguas do DF a figurar entre os melhores do país, nesta edição do concurso.
A cerimônia de premiação ocorreu em abril deste ano, em São Paulo, e a diretora e professora de espanhol do CIL Samambaia, Giuliana Evangelista, representou a unidade no evento. Para ela, o reconhecimento passa pela criatividade dos professores e o bom trabalho que a unidade desempenha com diferentes projetos.
A docente destaca as atividades literárias realizadas duas vezes por ano, quando os alunos criam vídeos, participam de concursos criados pela própria escola, fazem desenhos, pinturas e minilivros.
Para estar entre as melhores escolas do Brasil, os alunos e professores do CIL de Samambaia passam por uma entrevista com representantes do governo espanhol
Para estar entre as melhores escolas do Brasil, os alunos e professores do CIL de Samambaia passam por uma entrevista com representantes do governo espanhol. Nesse momento, eles avaliam a desenvoltura dos alunos, o domínio e vocabulário, entre outros aspectos.