O Zoológico de Brasília costuma ser uma das atrações mais procuradas do Distrito Federal durante as férias escolares. Agora imagine se, em vez de apenas visitar, os pequenos pudessem viver uma imersão no local, proporcionando a eles, além da diversão, aprendizados sobre os animais e o meio ambiente? É esse o objetivo da Colônia de Feras, que iniciou a primeira turma de 2025 nesta terça-feira (14).
Crianças podem interagir com os animais do plantel do zoo | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
“A nossa intenção é unir a brincadeira com a educação ambiental”, definiu a superintendente de Educação e Uso Público do Zoológico, Julyanna Karoline Barreto. “As crianças têm atividades que são elaboradas por uma equipe de biólogos do nosso setor; e, nessas brincadeiras, elas vão interagir com os animais do nosso plantel, vão aprender sobre a proteção do meio ambiente e vão sair daqui com um certificado de verdadeiros protetores do meio ambiente e dos animais.”
Turmas
Dandara da Mata levou a filha Júlia para se divertir no zoo: “É uma colônia diferente, é uma oportunidade de ver animais, que é uma atividade que a gente não tem em outros espaços aqui da cidade”
A Colônia de Feras tem duas edições por ano, em janeiro e em julho. Para a deste mês, foram ofertadas 180 vagas — a previsão é que o número seja maior no meio do ano, quando a procura aumenta. Os inscritos foram divididos em quatro turmas, cada uma com 45 crianças. As atividades de cada turma ocorrem ao longo de dois dias, das 13h às 17h. Nesse período, os pequenos têm visitas guiadas aos recintos e bastidores do zoológico, bem como atividades educativas sobre a fauna.
