O semestre letivo da primeira universidade pública do Distrito Federal começou nesta segunda-feira (31), marcado por muita emoção e ansiedade para os docentes e discentes. A equipe da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) acolheu, nesta manhã, os alunos matriculados nos cursos de matemática, pedagogia, engenharia de software, sistemas de informação e gestão ambiental.

Primeiro dia de aulas da UnDF: o Campus do Lago Norte foi inaugurado em 28 de junho de 2022 com 42 salas para usos pedagógico e administrativo | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília
A UnDF conta com 60 docentes aprovados no concurso para provimento de cargos da carreira de magistério superior público. O primeiro período na universidade pretende atender os 360 alunos aprovados – destes, mais de 230 já estão matriculados – para os nove cursos superiores: gestão ambiental, gestão da tecnologia da informação, produção cultural, serviço social, sistemas de informação, engenharia de software, gestão pública, matemática e pedagogia.
“Eu não sei nem descrever a honra de fazer parte deste primeiro dia da universidade pública do DF”, afirmou, emocionada, a estudante do curso de sistemas de informação Karoline Costa, 21 anos. “Não tinha me identificado com outros cursos que já fiz e vi uma oportunidade aqui na UnDF. Estou muito animada. Desde o primeiro momento que cheguei percebi a vontade de os professores e alunos construírem isso aqui juntos.”
Mobilidade
“Eu não sei nem descrever a honra de fazer parte deste primeiro dia da universidade pública do DF”, afirmou Karoline Costa, estudante do curso de sistemas de informação
A reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, celebrou o início das aulas na universidade. “As expectativas são as melhores possíveis. Abrir as portas de uma casa da educação para uma política de formação de ensino superior é sempre motivo de muita alegria”, disse. “Já estamos na terceira lista de espera de possíveis estudantes e a gente deseja que eles estejam estudando aqui o quanto antes.”
Para atender os alunos matriculados com mais conforto e segurança, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) dispõe de 31 linhas que abrangem o Campus Norte, com possibilidade de integração com o metrô e com outras linhas de ônibus para todas as regiões do DF.
