08/08/2025 às 15h24 - Atualizado em 08/08/2025 às 15h24

Começa mutirão para troca de postes deteriorados na BR-020

Intervenção vai substituir 18 estruturas danificadas e melhorar a segurança e visibilidade ao longo da rodovia

Por

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) inicia, nesta segunda-feira (11), uma importante operação de manutenção na BR-020. O trabalho envolve a substituição e a reposição de 18 postes de iluminação pública que apresentavam danos estruturais ou estavam comprometidos pelo tempo de uso e pelas ações do clima.

Equipamentos que se encontravam desgastados estão sendo substituídos; medida visa à segurança de toda a população | Foto: Divulgação/CEB IPes

A ação visa a garantir mais segurança para motoristas e pedestres que utilizam a rodovia diariamente, além de melhorar a qualidade da iluminação na região, que é um importante corredor de acesso ao Distrito Federal.

De acordo com o diretor de Manutenção da CEB Ipes, Paulo Afonso Machado, os postes foram identificados durante vistorias de rotina e por registros feitos pela população nos canais oficiais de atendimento. As estruturas apresentavam desgaste, o que acaba comprometendo a eficiência do sistema de iluminação pública.

“Esse trabalho é fundamental para melhorar a visibilidade e a segurança da população”, enfatiza Machado. “Estamos atuando de forma preventiva, mas também atendendo aos chamados da comunidade. A iluminação pública tem papel direto na qualidade de vida das pessoas e no uso seguro dos espaços urbanos.”

Participação popular

A CEB reforça que a população pode e deve participar desse processo de melhoria, informando casos de falhas na iluminação pública, postes danificados ou apagados. Os chamados podem ser abertos pelos canais oficiais de atendimento: WhatsApp (61) 3774-1155, aplicativo Ilumina DF, telefone 155 ou pelo site oficial da CEB. Ao utilizar essas ferramentas, o cidadão consegue localizar diretamente o ponto com problema, permitindo que a demanda siga para as equipes de manutenção.

*Com informações da CEB IPes