[Olho texto=”“É com enorme satisfação que observamos o final dessas reformas, que representam mais do que espaços físicos, são oportunidades reais para o desenvolvimento de nossas crianças rurais e fortalecimento das comunidades agrícolas do Distrito Federal”” assinatura=”Fernando Leite, presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”direita”]
As creches rurais no Distrito Federal são fundamentais para a educação e o desenvolvimento social das crianças nas áreas agrícolas. Além de oferecerem educação de qualidade, os pais podem se concentrar em suas atividades produtivas, fortalecendo a economia local. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa Creches do Campo, investe significativamente na construção e reforma dessas creches, para melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) concluiu recentemente as obras de reforma das creches Pipiripau II, localizada no Núcleo Rural Pipiripau II, em Planaltina, e Jardim II, no Núcleo Rural Jardim II, no Paranoá.
“É com enorme satisfação que observamos o final dessas reformas, que representam mais do que espaços físicos, são oportunidades reais para o desenvolvimento de nossas crianças rurais e fortalecimento das comunidades agrícolas do Distrito Federal”, afirma o presidente da Novacap, Fernando Leite.
A Creche Pipiripau, que teve a reforma solicitada pela Associação dos Produtores Rurais de Oziel Alves, agora tem uma área de 230 m², ampliada a partir da estrutura original de 90 m². O novo espaço é destinado a acolher 30 crianças de 0 a 3 anos. A obra, executada pela empresa JL Neto Engenharia, custou R$ 463.400.
Após a reforma, a Creche Pipiripau II, localizada no Núcleo Rural Pipiripau II, passou de 90 m² a 230 m² | Fotos: Divulgação/Novacap
A reforma incluiu a divisão de espaços internos para acomodar três salas de aula que atendam crianças em berçário. Também foi feita a adaptação de sanitários para o uso infantil e de pessoas com deficiência (PcDs). Além disso, foi construído um refeitório, uma cozinha com depósito e área de lavagem de produtos alimentícios, um parquinho coberto e um solário. A entrada de serviço foi projetada para atender à demanda local de forma satisfatória.