20/08/2025 às 17h13 - Atualizado em 20/08/2025 às 17h13
Condomínio Mestre D’Armas, em Planaltina, recebe novo trecho de iluminação em LED
Projeto prevê instalação de 217 novas luminárias, melhorando a visibilidade e o conforto para os moradores
Por
Agência Brasília* | Edição: Fernando Jordão
A Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) inicia nesta semana a instalação de um novo trecho de iluminação pública com tecnologia LED no Condomínio Mestre D’Armas, em Planaltina. Ao todo, serão substituídas e instaladas 217 luminárias LED, divididas em duas etapas — 130 luminárias na primeira fase e 87 na segunda —, que visam a modernizar e garantir maior eficiência na iluminação das vias do bairro.
Essa ação faz parte do amplo projeto de modernização da iluminação pública no Distrito Federal, cuja meta é substituir todas as lâmpadas convencionais por tecnologia LED até o fim de 2025. Essa iniciativa tem trazido benefícios significativos à população, incluindo maior economia de energia e menor custo de manutenção.
Com esse investimento, o Condomínio Mestre D’Armas se une a diversos bairros e regiões do DF que já receberam a troca de luminárias | Foto: Gilberto Alves/CEB
Um dos maiores ganhos, porém, é a ampliação da segurança pública e do conforto dos moradores. As novas luminárias LED contribuem para melhorar a visibilidade nas ruas e aumentar a sensação de segurança, especialmente no período noturno. Ruas mais bem-iluminadas ajudam na redução da criminalidade e proporcionam mais tranquilidade para quem circula pelos espaços públicos.
Para o diretor de Modernização da CEB Ipes, Mauro Landim, a iniciativa é estratégica e fundamental para assegurar os direitos da população.“Garantir uma iluminação pública de qualidade é assegurar que o cidadão possa usufruir dos espaços públicos a qualquer hora do dia, com mais conforto e sensação de segurança. Essa modernização é um passo importante para a valorização das comunidades e para a melhoria da qualidade de vida no Distrito Federal”, destacou.
O projeto ainda prioriza a sustentabilidade, uma vez que as luminárias LED consomem até 60% menos energia do que as tecnologias antigas, reduzindo o impacto ambiental e promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.
Pontos amarelos indicam trechos que terão luminárias trocadas | Arte: CEB
Com esse investimento, o Condomínio Mestre D’Armas se une a diversos bairros e regiões do DF que já receberam a troca de luminárias, reforçando o compromisso do GDF e da CEB Ipes com a modernização da infraestrutura urbana e a promoção do bem-estar social.