17/11/2025 às 16h06 - Atualizado em 17/11/2025 às 17h02

Curso de jardinagem abre as portas do mercado de trabalho para alunos

Projeto Vem Plantar forma nova turma no Viveiro da Novacap; terceira edição da capacitação gratuita deve ocorrer no primeiro semestre de 2026

Por

Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Mais 30 pessoas se formaram no projeto Vem Plantar, oferecido pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A segunda edição do curso gratuito terminou na sexta-feira (14) e já rendeu frutos para uma das alunas.

Uma das novas formandas é Ana Paula Fernandes, 38 anos, estudante do curso técnico de agropecuária na modalidade ensino a distância (EAD). Em sua formação, ela havia estudado jardinagem apenas na teoria. No Viveiro da Novacap, porém, conseguiu complementar o currículo com a prática e ainda saiu do curso com uma vaga de estágio na área. “Aqui pude colocar a mão na massa e aplicar todo o conhecimento adquirido. Estou muito feliz porque vou sair daqui capacitada e com estágio garantido”, contou a aluna.

Segunda edição do projeto Vem Plantar ofereceu curso gratuito de jardinagem para mais de 30 pessoas | Fotos: Divulgação/Novacap

As aulas de jardinagem ocorreram em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater). Além de abrir portas para o mercado de trabalho, a capacitação buscou fomentar a educação ambiental e o incentivo a práticas sustentáveis.

Coordenado pela Escola Corporativa da Novacap, com apoio da Diretoria de Parques e Jardins (DPJ), o curso focou em pessoas em situação de vulnerabilidade social que buscavam conhecimento para melhorar o currículo e se realocar no mercado profissional.

Com embasamento prático e teórico e uma carga horária de 20 horas, os estudantes aprenderam sobre preparo do solo, plantio, irrigação e manutenção de jardins, entre outros conteúdos.

Formada em comunicação social, Hayane Melo está animada para explorar as oportunidades que podem surgir com a formação em jardinagem

Outra participante, Hayane Melo, 37 anos, fez questão de resgatar uma experiência no viveiro. Ela contou sobre um passeio feito com a escola no local, quando ainda tinha 7 anos de idade. Na visita, recebeu uma flor, que tatuou em seu braço como lembrança daquele momento especial. “A tatuagem me lembra o carinho e o zelo com que fomos recebidos aqui há tanto tempo”, afirmou. Hoje, 30 anos depois, formada em comunicação social, pôde sentir a mesma receptividade durante o curso de jardinagem e afirma estar ansiosa para explorar as oportunidades que podem surgir com a capacitação.

“Saímos daqui com o sentimento de gratidão por incentivar e contribuir para a inserção dos participantes no mercado de trabalho. O exemplo da Ana Paula, que conseguiu a oportunidade de estagiar na área que já estuda, é uma recompensa para nós, mostra que estamos no caminho certo”, declarou a gestora da Escola Corporativa da Novacap, Kamilla Ferreira.

A terceira edição do Vem Plantar está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Além dele, a companhia prepara um curso sobre manejo de defensivos.

*Com informações da Novacap