A Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu do Ministério da Saúde (MS) um lote de 66 mil Cadernetas da Criança, sendo 33 mil para meninos e 33 mil para meninas. O livreto de 110 páginas traz informações detalhadas sobre a saúde infantil, abordando aspectos como amamentação, desenvolvimento, saúde bucal, uso de eletrônicos, prevenção de acidentes, proteção contra violência e vacinação, entre outros.
“A caderneta é um direito de todas as crianças, pois, com ela, é possível acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil. Portanto, é importante que os responsáveis busquem estar sempre com a versão do documento atualizado”, afirma o diretor de Estratégia Saúde da Família da SES-DF, Sandro Rodrigues. No livreto, são registradas as vacinas tomadas, peso e altura a cada fase da vida, observações sobre doenças específicas e atendimentos da criança.
Caderneta traz informações sobre o desenvolvimento da criança e acompanhamento de consultas e de vacinação | Fotos: Sandro Araújo/ Agência Saúde-DF
Quem tem direito
Todas as crianças nascidas em maternidades públicas ou privadas do DF têm o direito a receber a caderneta. O lote recebido neste mês permitirá atender todos os nascimentos do ano, com expectativa de aproximadamente 40 mil bebês; e ainda substituir cartões provisórios entregues às famílias de crianças nascidas entre maio e setembro de 2023. Para isso, basta comparecer a uma unidade básica de saúde (UBS) com o cartão provisório e realizar a troca.