28/08/2025 às 14h14 - Atualizado em 28/08/2025 às 14h14
Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF contará com ações e serviços gratuitos
Iniciativa, que será realizada na segunda-feira (1º/9), contará ainda com orientações relacionadas a INSS e BPC/LOAS, oficina de cartazes, espaço de reflexão e auxílio para utilização do aplicativo Penhas
Por
Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares
A 27ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ofertará consulta com clínico geral, atendimentos de fisioterapia pélvica e psicológicos. A iniciativa será realizada na segunda-feira (1º/9), das 8h às 14h, no Nuclão da instituição, localizado no Setor Comercial Norte, quadra 01, bloco G, loja 01 – Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
A ação contará ainda com orientações relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), ofertadas pelo Centro Universitário do DF – UDF Cliniprev, oficina de cartazes, ministrada pela Escola de Psicanálise de Brasília, além de espaço de reflexão organizado pelo Instituto Kalile e informações e auxílio para a utilização do aplicativo Penhas, oferecidos pelo Instituto Azmina.
O evento oferta diversos serviços gratuitos voltados a mulheres em situação de vulnerabilidade. Promovido mensalmente desde maio de 2023, o projeto já prestou mais de 46 mil atendimentos gratuitos, reafirmando o compromisso da instituição com a dignidade, o acolhimento e a transformação social das mulheres do DF. Realizado sempre na primeira segunda-feira útil de cada mês, o projeto oferece uma série de serviços, como atendimento jurídico especializado, encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimentos de saúde, atividades de bem-estar, oficinas de capacitação e muito mais, tudo de forma gratuita e acessível.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a iniciativa representa um passo importante na consolidação de políticas públicas inclusivas. “Nosso papel é garantir que as mulheres tenham acesso integral a seus direitos, tanto na esfera jurídica quanto no cuidado com a saúde e no suporte social. Ao promovermos essa ação mensal, reforçamos o compromisso da instituição em ser um espaço de acolhimento, escuta e transformação de realidades”, destacou.
27ª edição do Dia da Mulher da DPDF contará com vários serviços gratuitos | Foto: Divulgação/Defensoria Pública do DF
A moradora de São Sebastião Ana Paula de Melo, de 45 anos, participou da 26ª edição do Dia da Mulher e conta que a ação trouxe diversas melhorias para a sua família. “A iniciativa mudou a minha vida. Em todas as edições, fui acolhida com respeito e carinho. Consegui vaga em creche para o meu filho e a minha sobrinha, regularizei o Bolsa Família, entrei no Prato Cheio, fiz tratamento dentário, arrumei a sobrancelha, passei no oftalmologista e ainda fiz exames com a Fiocruz. Sou muito grata por tudo isso”, comemorou.
Com a participação de diversos órgãos, instituições e parceiros da rede pública e privada, o Dia da Mulher tem se destacado por sua abordagem integrada e humanizada, atuando nas frentes jurídica, social, de saúde e de cidadania. A iniciativa busca romper ciclos de violência, exclusão e desigualdade, promovendo o fortalecimento feminino e o acesso à informação.
A cada edição, o Dia da Mulher estabelece novas parcerias para ampliar a oferta de serviços destinados ao público feminino, adotando uma abordagem mais ampla e integrada para enfrentar os diversos desafios vivenciados pelas mulheres, desde questões de saúde e segurança até o acesso à Justiça e a oportunidades econômicas. Essas alianças têm papel fundamental para expandir a oferta de serviços gratuitos, fortalecendo o impacto social da iniciativa e representando um compromisso coletivo com a promoção da dignidade, autonomia e justiça para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Serviços prestados
Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF): . Mediação e conciliação; . Orientação jurídica; . Iniciais de Família e de Saúde; . Exames de DNA gratuitos; . Atendimento psicossocial (Suap).
Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social: (senhas limitadas) . Serviços socioassistenciais pelo Cras Móvel.
Creas Migrantes: . Atendimento e orientação multilíngue a mulheres migrantes.
Secretaria da Pessoa com Deficiência: . Cadastro da pessoa com deficiência; . Solicitação da Carteira de Identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA); . Solicitação do cartão de identificação da pessoa com deficiência; . Orientações para concessão de Passe Livre PCD; . Orientações para concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
CEUB: . Consulta com médico clínico geral; . Atendimento de fisioterapia pélvica; . Atendimento psicológico.
Centro Universitário do DF – UDF Cliniprev: . Atendimentos e orientações relacionados ao INSS e ao BPC/LOAS.
Instituto Kalile – Escola de Psicanálise de Brasília: . Espaço de reflexão; . Oficina de cartazes.
Instituto Azmina: . Informações e auxílio para utilização do aplicativo Penhas.
Caesb: . Distribuição de água potável; . Negociação e renegociação; . Alteração de titularidade; . Suspensão de fornecimento; . Religação; . Revisão de conta; . Agendamento de atendimento.
BRB Mobilidade: . Cadastro no BRB Mobilidade; . Solicitação e cobrança de 2ª via do Cartão Mobilidade.
Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab): . Atendimento para regularização e inscrição em programas habitacionais.
Escola Nacional de Acupuntura (Enac): . Auriculoterapia; . Ventosaterapia.
Instituto Aria: . Consulta e avaliação com odontologista e encaminhamento para o tratamento gratuito na Clínica Aria.
Integracor: . Consulta com médico cardiologista.
Instituto Sabin: . Distribuição de vouchers para exames laboratoriais.
Neoenergia: . Esclarecimento de dúvidas; . Solicitações de serviços.
Instituto Comunitário Mãos das Artes: . Corte de cabelo feminino.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF): . Vagas de emprego; . Cesta do trabalhador; . Atendimento ao empregador; . Orientação quanto à CTPS Digital; . Programa Prospera (Microcrédito); . Inscrições e orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF; . Seguro-desemprego; . Orientação profissional.
Uneforense: . Aferição de pressão arterial; . Escuta qualificada; . Higienização facial; . Hidratação das mãos.
Senac/Beleza: . Trança; . Corte de cabelo feminino.
Senac Cursos: . Cadastro no Programa Senac – cursos de gratuidade.
Instituto Corpo e Mente: . Tratamento para distúrbios físicos e emocionais com reflexoterapia.
Instituto Fecomércio: . Vagas de estágio ou jovem aprendiz para estudantes de ensino médio, técnico e superior (para a efetivação do cadastro, é necessário levar CPF, RG, dados escolares e pessoais).
Polícia Civil do DF: . Atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica.
Secretaria da Mulher: . Orientações a mulheres vítimas de violência; . Esclarecimentos em relação às diversidades etária, étnico-racial, LGBTQIAPN+ e mães atípicas; . Distribuição de absorventes.
Procuradoria Especial da Mulher da CLDF: . Recebimento de denúncias de violência institucional contra mulheres; . Recebimento de denúncias de assédio sofrido por mulheres no ambiente de trabalho; . Orientações sobre direitos das mulheres e políticas públicas.
Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus) – Subav: . Acolhimento e apoio psicossocial à população vítima de violência e seus familiares.
Secretaria de Saúde: . Multivacinação.
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT): . Prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher; . Atendimentos psicossociais de orientação e sensibilização.
Polícia Militar do DF – PROVID: . Prevenção e orientação às mulheres vítimas de violência doméstica.
Escola de Barbeiro Roberto Ramos: . Corte feminino; . Corte masculino; . Barba.
*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal