Com músicas animadas e dança, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 8 de Ceilândia promoveu, nesta quinta-feira (8), um aulão especial em comemoração ao Dia das Mães, que será celebrado no domingo (11). Organizado pela equipe multidisciplinar (e-Multi) da unidade, o evento foi aberto à comunidade e contou com a participação de cerca de 60 pessoas.
O objetivo foi proporcionar momentos de lazer, interação social e promoção da saúde, com uma animada aula de zumba seguida de um café da manhã coletivo. “Hoje foi maravilhoso, melhor do que os outros dias, principalmente porque estamos comemorando o Dia das Mães”, disse a paciente Maria de Jesus. “Esse carinho faz toda a diferença”.
O fisioterapeuta da equipe, Tadeu Alves, reforçou o impacto positivo da atividade física na saúde. “O sedentarismo é um dos grandes vilões”, lembrou. “A dança e outras atividades físicas ajudam no controle da pressão arterial, da glicemia e das dores crônicas. Promover saúde é isso: fazer com que os usuários envelheçam com qualidade de vida, diminuindo a necessidade do uso de medicamentos e, em alguns casos, a necessidade de encaminhamento para a atenção especializada”.
A assistente social Márcia Marina da Silva destacou a importância da ação para além do cuidado físico: “É um momento de socialização e empoderamento, que fortalece a cidadania e o bem-estar biopsicossocial dos nossos usuários, especialmente os idosos”, explicou.
Grupo Bem-Estar
Muitas das participantes do evento fazem parte do Grupo Bem-Estar, iniciativa da UBS 8 que oferece atividades físicas e de lazer, diariamente, com aulas de dança, yoga e fortalecimento muscular. Criado há cerca de dois anos pela equipe e-Multi, o grupo recebe, em média, 70 usuários por aula.