21/07/2025 às 15h51 - Atualizado em 21/07/2025 às 15h52

Divulgado o calendário das novas oficinas regionais do PDTU

A partir de 18 de agosto, todas as RAs terão oportunidade de debater propostas do plano de transporte e mobilidade do DF

Por

Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

A partir de 18 de agosto, o GDF vai realizar novas oficinas de debate em todas as regiões administrativas para discutir as propostas do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e do Plano de Mobilidade Sustentável do Distrito Federal (PMUS). A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) divulgou o calendário das oficinas regionais no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (21).

As oficinas vão debater as propostas sugeridas pela equipe técnica responsável pela atualização do PDTU-DF e elaboração do PMUS-DF, com o objetivo de aprimorar o sistema de transporte e mobilidade urbana do Distrito Federal. A população poderá debater as propostas e apresentar novas contribuições ao projeto. As oficinas terão caráter consultivo, com duas horas de duração, abertas ao público. Não haverá transmissão pela internet.

 | Foto: Divulgação/Semob-DF

Os debates nas oficinas regionais serão com base no diagnóstico sobre a situação atual da mobilidade urbana do DF. O documento contém as análises da equipe técnica e foi elaborado com base em estudos, além das contribuições obtidas por meio da participação social em oficinas e pesquisas de campo. O trabalho deve resultar em soluções para garantir maior acessibilidade, eficiência nos deslocamentos e sustentabilidade do sistema de transporte, seguindo os princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).

O diagnóstico do PDTU foi apresentado e debatido em audiência pública no dia 5 deste mês. O documento está disponível para consultas e análises na página do PDTU, neste link ou por meio de atalho no site da Semob-DF. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, é importante que a população conheça o diagnóstico e participe das novas oficinas regionais.

“Essa etapa de oficinas regionais é de grande importância para o projeto, quando vamos debater as propostas elaboradas a partir das pesquisas, das manifestações populares e do diagnóstico. São análises da equipe técnica que elabora o PDTU e o PMUS, por isso é importante que a população conheça o documento e participe dos debates, apresentando suas sugestões para que o Plano Diretor seja um espelho do que a sociedade deseja para a mobilidade urbana do Distrito Federal”, disse o secretário.  

Confira na tabela abaixo, as datas e locais das oficinas regionais.

 
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)