Em função da diminuição das doações de sangue nos meses de agosto e setembro, doadores O negativo e AB negativo têm direito a senha preferencial para atendimento na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) até o próximo dia 21. Para ter acesso à prioridade, o doador precisa comprovar o grupo sanguíneo por meio do seu cadastro no Hemocentro ou por exame de tipagem sanguínea.
No mês passado, a FHB registrou uma média de 143 doações de sangue por dia, volume abaixo das 180 coletas diárias para a manutenção dos níveis de segurança. Além dos tipos O negativo e AB negativo, o tipo A positivo também está em nível crítico. Os grupos O positivo, B negativo e A negativo estão com volumes baixos, enquanto B positivo e AB positivo estão adequados.
Para ter acesso à prioridade, o doador precisa comprovar o grupo sanguíneo por meio do seu cadastro no Hemocentro ou por exame de tipagem sanguínea | Foto: Divulgação/Hemocentro
O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) e o Hospital das Forças Armadas (HFA).