18/09/2025 às 18h10 - Atualizado em 19/09/2025 às 16h45

Economia debate gestão do patrimônio imobiliário do DF

Mais de 130 representantes de secretarias de Estado — como gestores públicos e chefes de unidades — se reuniram na Egov

Por

Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

A iniciativa da Secretaria de Economia (Seec) de realizar, nesta quinta-feira (18), o primeiro Seminário de Gestão do Patrimônio Imobiliário do DF foi um sucesso. O auditório da Escola de Governo (Egov) ficou lotado com a presença de 130 gestores públicos, represen­tantes de secretarias de Estado e chefes de unidades que trabalham com a gestão do patrimônio público imobiliário — além de funcionários interessados em ampliar o conhecimento sobre o assunto.

A secretária-executiva de Administração e Logística, Magda Volpe, presidiu o evento. Com a realização do seminário, ressaltou ela, a Seec sinaliza para fortalecer a ideia de considerar que o patrimônio imobiliário deixou de ser apenas um bem físico, mas passou a ser um bem responsável para alavancar e institucionalizar o bem social.

Para ela, a principal intenção do encontro era reunir o máximo de órgãos e equipes para que se pudesse mostrar um pouco da experiência que está sendo desenvolvida na Subsecre­tária do Patrimônio Imobiliário. “Queremos propiciar uma troca de experiência para que se possa avançar na gestão do patrimônio imobiliário do Distrito Federal”.

O auditório da Escola de Governo (Egov) ficou lotado com a presença de 130 pessoas | Foto: Divulgação/Seec-DF

Volpe destacou que várias etapas foram desenvolvidas até se chegar à realização desse primeiro Seminário de Gestão do Patrimônio Imobiliário do DF. “Nós tivemos o lançamento da plataforma e também desenvolvemos o Sistema de Identificação de Concessões e Permissões (SICP). A ideia hoje é exatamente mostrar o funcionamento da plataforma e do sistema para nós avançarmos no conhecimento de toda a Comissão de Gestão de Patrimônio Imobiliário do DF”, descreveu.

Agora, está sendo implementado o Sistema do Patrimônio Público (SPP). A secretária-executiva reforça que ele vai integrar, centralizar e ampliar todas informações — do Censo, por exemplo. “É um trabalho gigante que vem sendo desenvolvido há anos e será entregue no final deste ano”, informou.

Segundo a subsecretária do Patrimônio Imobiliário, Ana Cecília Lustosa da Cruz, o objetivo principal do encontro é obter mais qualidade na prestação dos serviços públicos, proporcionando ambientes mais seguros e íntegros. Para alcançar esse objetivo, segundo ela, foram reunidas equipes dos vários órgãos do DF. “Nossa principal finalidade foi transmitir a importância da conservação e da manutenção do patrimônio imobiliário, a fim de que os serviços deles sejam prestados em um ambiente adequado”.

Um dos participantes do seminário, o arquiteto Ozeias Marques, da Secretaria de Mulher, elogiou o debate. “É um assunto importante, não apenas nas secretarias, mas também nas pontas, nas Administrações Regionais (RAs) — onde está boa parte desse patrimônio.

*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)