A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) marcou presença na aula inaugural do curso promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), “Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde”. A capacitação, realizada nesta terça-feira (23), busca fornecer embasamento teórico para a implantação estruturada das redes especializadas em saúde e disseminar boas práticas. Até o dia 28 de junho, auditores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) participam do curso.
No âmbito da Secretaria de Saúde, a planificação começou pelas regiões Leste e Centro-Sul, resultando em centros materno-infantis e para atendimento de doenças crônicas | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF
”Entregar o cuidado integralizado, efetivo e de assistência contínua precisa de todo um arranjo organizador entre a rede, incluindo saúde digital, farmácia e complexo de regulação, por exemplo”, detalhou a chefe substituta da Assessoria de Redes de Atenção à Saúde (Aras), Carolina Cesar.
Destacando também essa integração, o ministro do TCU Antônio Augusto Anastasia acredita que o cuidado com a gestão dos recursos, em busca de uma boa eficiência, é importante para o bom desempenho. “A Saúde é uma área que tem de ter uma atenção redobrada, porque lida com aquilo que é mais valioso: a vida. A inovação em gestão pública é a saída mais adequada para a eficácia e a eficiência na assistência”.