Na manhã desta quinta-feira (7), teve início o II Encontro de Educação em Tempo Integral, realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A cerimônia de abertura reuniu gestores, professores, estudantes e autoridades para celebrar e compartilhar as melhores práticas e os resultados da educação em tempo integral na Secretaria de Educação DF (SEEDF).
A banda do CEF 11 do Gama, uma das escolas participantes da I Mostra de ETI, se apresentou na abertura do encontro | Foto: Jotta Casttro/SEEDF
“A educação precisa de parceiros, do apoio de todos para que possamos avançar nas pautas tão importantes”
Hélvia Paranaguá, secretária de Educação
Organizado pela Diretoria de Educação Infantil e Fundamental em Tempo Integral, da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subi), o encontro tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e boas práticas da educação integral. A mesa de abertura contou com a presença da Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, da subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Barros, da diretora da Diretoria de Educação em Tempo Integral da SEEDF, Érica Soares Martins Queiroz, e de representantes de instituições parceiras, que fortalecem a educação em tempo integral.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância das parcerias para o fortalecimento das pautas educacionais no DF e agradeceu o apoio de instituições como o Sebrae e o Senac: “A educação precisa de parceiros, do apoio de todos para que possamos avançar nas pautas tão importantes”.
Desenvolvimento de habilidades
“A educação em tempo integral nos permite oferecer aos nossos estudantes a possibilidade de protagonismo, de desenvolvimento”
Vera Lúcia Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral
A gestora também abordou a vocação histórica do Distrito Federal para a educação em tempo integral, relembrando a influência de Anísio Teixeira e sua visão de um ensino integral para Brasília desde a fundação da cidade. “Quando o Anísio Teixeira veio a Brasília, convidado por Juscelino Kubitschek, ele trouxe a ideia da educação integral e em tempo integral, criando as escolas parque para desenvolver habilidades além da formação geral, como artes e esportes”, lembrou.
Para ela, essa vocação deve continuar a ser expandida, com a construção de novos módulos em escolas, permitindo que mais alunos tenham acesso a uma jornada escolar integral e abrangente. “A educação em tempo integral nos permite oferecer aos nossos estudantes a possibilidade de protagonismo, de desenvolvimento”, reforçou a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Barros.