O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou as ações de corte e poda de árvores na área central de Brasília com a chegada do período chuvoso. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) mobilizou, nesta quinta-feira (23), aproximadamente 200 servidores para atender ocorrências preventivas e emergências depois das fortes chuvas registradas na quarta-feira (22).
“O serviço emergencial está sendo feito pela Diretoria das Cidades da Novacap. Nós triplicamos o número de equipes nessa frente, temos uma ampliação de 150% de grupos de trabalho no Plano Piloto para atendimento às demandas”, detalha o diretor das Cidades, Raimundo Silva.
A Novacap triplicou o número de equipes e ampliou os grupos de trabalho em 150% para atender demandas no Plano Piloto | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Cerca de 15 equipes da companhia foram mobilizadas ao longo desta quinta-feira (23) em diversas quadras da Asa Sul. Na SQS 313, por exemplo, os trabalhos começaram cedo. “Fomos bem ágeis para responder a essa ocorrência. Aqui, uma árvore caiu em cima da outra. Hoje, montamos uma força-tarefa para atender todos esses chamados arbóreos e, se precisar, vamos trabalhar também no final de semana para que tudo volte à normalidade o quanto antes”, explica o engenheiro florestal servidor da Diretoria das Cidades, Leonardo Rangel da Costa.
Até a manhã desta quinta-feira (23), a Novacap havia registrado 107 ocorrências com relação a árvores ou galhos que caíram com as fortes chuvas. A servidora pública Nathali dos Santos, de 38 anos, elogiou a eficiência do governo para limpar a quadra onde mora. “Aqui na SQS 313, eu vi, desde hoje cedo, que já estavam trabalhando e retirando tudo que havia caído. Quando voltei do trabalho, por volta das 13h30, boa parte já estava bem limpa, com um um caminhão recolhendo o que ainda faltava”, disse.
Leandro Rangel da Costa: “Montamos uma força-tarefa para atender todos esses chamados arbóreos e, se precisar, vamos trabalhar também no final de semana para que tudo volte à normalidade o quanto antes”
Ocorrências
Na noite da última quarta-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuou em diversas ocorrências relacionadas à queda de árvores causadas pelas fortes chuvas.
