Gestores do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram de uma capacitação, no Auditório Oscar Moren. O módulo Comunicação Efetiva integra o Programa de Desenvolvimento de Gestores. A ação foi organizada pela Gerência de Recursos Humanos do HCB em parceria com voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Foram usadas técnicas de palhaçaria na abordagem de temas delicados presentes no cotidiano das relações de trabalho e nos processos de gestão.
“Imaginem como comunicar um feedback negativo sem melindrar, desrespeitar o outro. Comunicação efetiva não é apenas dizer o que deve ser comentado de forma clara, efetiva e direta. Ela evolui a partir disso, respeitando o interlocutor sem gerar nele reações desagradáveis”, explica o facilitador “Dr. Sovaco”, auxiliado pelo “Dr. Já Passou”.
“Doutores” Sovaco e Já Passou levaram descontração a um tema delicado | Fotos: Divulgação/ HCB
Durante a oficina, foram trazidas também situações como a indiferença do liderado diante de comandos ou a ausência da forma clara no repasse de informações — tudo para demonstrar o quanto a comunicação efetiva, não-violenta, é imprescindível no dia a dia do trabalho.