O domínio de outros idiomas abre um leque de oportunidades profissionais e de desenvolvimento pessoal. A rede pública de ensino do Distrito Federal oferece ensino bilíngue em quatro unidades educacionais: Centro de Ensino Médio Integrado do Gama (Cemi), com aulas em alemão; Centro Educacional do Lago Norte (CedLan), com o ensino de francês; Centro de Ensino Médio (CEM) de Taguatinga, com o espanhol; e o Centro Educacional do Lago (CEL), com a oferta do inglês. Juntas, as instituições atendem mais de 2,4 mil estudantes.
O Programa de Educação Bilíngue Intercultural (Pebi) é implementado em unidades de ensino integral desde 2019 pela Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral, da Secretaria de Educação (SEE). No entanto, devido à pandemia e à ausência de professores qualificados na rede pública de ensino, os projetos entraram em vigor a partir de 2022. O ensino bilíngue é realizado por meio de memorandos com embaixadas e instituições internacionais interessadas em trabalhar a interculturalidade com os estudantes.

A rede pública de ensino do Distrito Federal oferece ensino bilíngue em quatro unidades educacionais | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
A diretora de Educação em Tempo Integral da SEEDF, Érica Soares Martins Queiroz, destaca que a iniciativa surgiu da vocação internacional da capital federal, que reúne representantes de diversas culturas do mundo. Segundo ela, as parcerias que existem atualmente ainda estão em fase de aprimoramento, com avaliação de quais oficinas e projetos mais têm dado certo entre os alunos, e, dependendo dos resultados, podem ser estendidas a outras escolas no futuro.
“O bilinguismo abre portas para o estudante, tanto para o mercado de trabalho como para a academia. Hoje, um estudante com um segundo idioma que pensa fazer uma graduação, dependendo do curso, pode ter mais facilidade de encontrar uma posição profissional, além de poder alcançar empresas e instituições fora do país”, avalia Queiroz.
O ensino de francês no CedLan é ofertado em parceria com a Embaixada da França. No CEL, a promoção do inglês ocorre junto a Thomas Jefferson. O CEM 3 de Taguatinga conta com apoio da Embaixada da Espanha para promover o espanhol e o CEI do Gama trabalha com o Instituto Goethe para ensinar aos alunos o alemão. As atividades de segunda língua compõem o Itinerário Formativo Integrador e são realizadas por meio de oficinas de música, texto, conversação e imersão cultural, bem como com atividades relacionadas à gramática e pronúncia.
Bruna Cristina da Silva, 18, acompanhou a rotina da embaixadora da Dinamarca, Eva Pedersen | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Novos horizontes
No CEL, o projeto teve início em maio de 2019, mas foi suspenso durante a pandemia de covid-19, sendo retomado em 2022. A unidade recebe estudantes de diversas partes do DF, como Jardins Mangueiral, Itapoã, Paranoá e São Sebastião. Por lá, o inglês está presente em todos os lugares: em projetos junto a embaixadas; na sala de aula, em que professores abordam o conteúdo usando termos do idioma; nas paredes, com sinalizações e cartazes em inglês sobre temas como feudalismo e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis; e entre os estudantes, que se esforçam para praticar a segunda língua no dia a dia.
“É uma combinação de estratégias que varia entre as disciplinas e conforme o conteúdo. Quando é algo novo para o estudante, freamos o bilinguismo para focar no aprendizado do assunto”, explica o diretor do CEL, Vitor Reis. Segundo ele, o aluno é incentivado a dominar o inglês e, assim, estar preparado para galgar sonhos e objetivos. “Não conseguimos garantir que o estudante vai se tornar fluente em três anos de ensino médio. Estamos muito limitados ao inglês que eles chegam até a escola e pelo interesse que tem no idioma, mas em muitos casos conseguimos melhorar o nível ao longo dos anos, principalmente por meio da interculturalidade, em que o estudante tem contato com pessoas e projetos do mundo inteiro, mostrando que ele não está limitado só à realidade dele e ao Brasil.”
A estudante Giovanna Borba, 15 anos, já sabe o caminho que deseja trilhar futuramente: quer se tornar diplomata. O estudo do inglês na escola faz parte do planejamento para alcançar a profissão. “Aqui trabalhamos muito e tanto os professores quanto os alunos se esforçam para praticar”, comenta. “Nós também temos projetos extracurriculares e visitamos embaixadas, o que é ótimo, porque vemos ao vivo o inglês sendo falado.”
