O programador Marcos Fraga, 50 anos, passava de bicicleta pela Estação Feira, do metrô, quando foi surpreendido pela equipe de vacinação da Secretaria de Saúde (SES-DF). A correria da rotina sempre o impedia de ir até uma das unidades básicas de saúde (UBSs), mas, desta vez, ele não deixou a oportunidade escapar. “Eu estava de passagem e resolvi parar. Às vezes, a gente não consegue tempo para ir até um posto, então encontrar essa ação aqui foi mágico. Agora estou protegido”, comemorou.
Com o apoio da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), profissionais da UBS 3 do Guará realizaram, nesta quinta-feira (28), das 8h às 17h, uma ação de vacinação com a tríplice viral na Estação Feira, no Guará. A iniciativa teve como propósito atualizar os cartões de vacina e ampliar a proteção da população contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A programação segue no sábado (30), na Feira do Guará, das 9h às 18h, na entrada das peixarias, ao lado da Administração Regional do Guará.
Para a enfermeira da UBS 3, Gabriela Barasuol, a estratégia de levar a saúde para espaços de grande circulação faz toda a diferença. “Muitas pessoas estão desinformadas ou não conseguem tempo para procurar uma unidade de saúde. Estar em locais públicos de passagem, como o metrô e a feira, facilita o acesso, aproxima a população da proteção necessária e amplia a cobertura vacinal”, ressaltou.