Estudantes do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) encerraram o ano letivo nesta quarta-feira (18) com a apresentação de projetos desenvolvidos na disciplina Saúde Digital e Inovação. O evento reuniu professores e alunos do 2º e 3º anos no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e contou com a presença de especialistas da Secretaria de Saúde (SES-DF) e do Ministério da Saúde (MS), que formaram a banca avaliadora.
Nessa quarta (18), estudantes de enfermagem da Escs encerraram o ano letivo com a apresentação de projetos desenvolvidos na disciplina Saúde Digital e Inovação | Fotos: Divulgação/Fepecs
Com exposições de trabalhos criativos e inovadores, os estudantes sugeriram soluções para os desafios contemporâneos da saúde, utilizando a tecnologia como ferramenta de transformação. Durante as apresentações, temas como combate à desinformação, promoção da alimentação saudável e incentivo à atividade física foram amplamente debatidos. Os projetos foram acompanhados pelas professoras Luciana Moura e Raíra Castilho, integrantes do grupo de pesquisa Centro Brasileiro de Pesquisa e Resultados em Saúde (Cebras), da Escs.
Segundo o professor Francino Azevedo, a disciplina eletiva tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela saúde digital. “Eles desenvolveram propostas de aplicativos e plataformas voltadas para o setor de saúde”, explicou. “Por ser uma disciplina optativa, os estudantes interessados pelo tema inscrevem-se voluntariamente e recebem desafios reais do sistema de saúde brasileiro, para os quais devem propor soluções práticas”.
A disciplina também atua como ponte entre teoria e prática, estimulando os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas concretos, além de promover a troca de experiências e o trabalho em equipe. A participação de convidados de diferentes órgãos reforça a colaboração entre a academia e as instituições de saúde, essencial para criar soluções que atendam às necessidades da população.