Sete alunos do Centro Educacional (CED) 08 do Gama desenvolveram um processo de produção de óleo de citronela com o objetivo de reduzir os focos de dengue na região. A iniciativa surgiu após uma saída de campo promovida pela escola, que revelou um número elevado de infectados entre moradores, professores e estudantes.
Preocupada com a situação, a direção da escola organizou um grupo de estudos para buscar soluções. O projeto não só abordou a produção do óleo de citronela, mas também incluiu ações de conscientização, como palestras para a comunidade escolar.
Os alunos pensaram em um projeto que atendesse à população no combate à dengue | Foto: Mary Leal/SEEDF
“Estávamos vendo muitos colegas e professores adoecerem por causa da dengue. Decidimos desenvolver algo acessível, que qualquer pessoa pudesse replicar usando materiais simples”, explica a aluna Júlia Damásio, 17 anos, uma das responsáveis pelo projeto.
A iniciativa foi dividida em três etapas. Na fase pedagógica, os estudantes estudaram as propriedades da citronela e o uso no combate do mosquito transmissor da dengue. Na etapa prática, revitalizaram a horta da escola e plantaram citronela, prática que já resultou em uma redução significativa de mosquitos nas salas de aula.