A música como um instrumento de paz e união entre as pessoas. É o que propõe o projeto Samba na Escola: Celebrando em Clima de Paz, da Escola Parque (EP) 210/211 Norte. Com diferentes alas, assim como em um tradicional desfile de escola de samba, cerca de 250 estudantes desfilaram, nesta sexta-feira (26), pela unidade escolar para reforçar valores como o respeito e a empatia.
Desfile de samba destacou temas da cultura de paz como respeito e empatia | Fotos: Jotta Casttro/ SEEDF
O evento faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para reforçar a paz nas escolas. O projeto Samba na Escola reuniu, além dos estudantes, pais, responsáveis, educadores e gestores da EP 210/211.
Cada ala do desfile trazia um tema e uma coreografia. As meninas da ginástica artística abriam a comissão de frente. Em um só tom, as crianças cantavam: “A semente da paz vou plantar e colher. E na Escola Parque, vou aprender a conviver.”
Antes da apresentação, a escola desenvolveu o tema de forma transversal nas aulas de diferentes disciplinas como artes, educação física, dança e teatro. O foco são os aspectos relevantes de uma cultura de paz nas escolas, como o respeito, a empatia, valores para uma boa convivência em comunidade.
No desfile, diferentes apresentações foram feitas pelos estudantes
A aluna da unidade escolar Ana Souza, 10 anos, conta o que aprendeu com o projeto. “A gente aprendeu que não pode desrespeitar o professor, o amigo da turma, os outros trabalhadores da escola, que temos que ter respeito por todos, saber ouvir e esperar a vez de falar. Também aprendemos mais sobre o ritmo musical, que no caso desse projeto foi o samba”, destacou a estudante.