Ótima opção de passeio durante as férias escolares, a exposição gratuita Memórias Avulsas está em cartaz na sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A mostra conta com 162 equipamentos e 90 fotografias que resgatam parte da história da construção de Brasília e está instalada no prédio da presidência da empresa (Israel Pinheiro) e nos corredores de acesso aos demais blocos.
Os itens fazem parte do acervo da empresa pública coletados ao longo de 68 anos, com apoio do Arquivo Público, do Museu Vivo da História Candanga e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF).
A exposição apresenta objetos históricos à população do DF | Fotos: Divulgação/Novacap
“São peças de valor histórico inestimável”, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Montamos a exposição de forma temporária durante o aniversário da companhia, em setembro passado. O governador Ibaneis Rocha esteve aqui e nos orientou a expandir o acesso à coleção para que todos os moradores do DF tenham a oportunidade de conhecê-la”, completa.
Entre os objetos expostos, destaque para um teodolito, instrumento de precisão óptica que mede ângulos verticais e horizontais; uma calculadora mecânica Facit C1-13 utilizada por trabalhadores daquela época; várias pranchetas de engenharia ainda com desenhos afixados; e uma cadeira usada pelo primeiro presidente da Novacap, Israel Pinheiro.
Na empresa pública há quase 30 anos, Claudimar de Souza é o presidente da comissão do museu da Novacap e responsável pela organização e pela manutenção dos itens. “Vários colegas de trabalho estão aqui há décadas e a maioria vivenciou esses momentos. Essa reunião de peças é a oportunidade para que outras pessoas também possam se sentir dentro da história”, argumenta.