Cerca de 150 atletas de vôlei de praia e futevôlei participaram do Festival de Areia de Brasília, que começou na quinta-feira (22) e teve seu ápice neste domingo (25), com a premiação dos vencedores. O evento recebeu um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), e reuniu centenas de entusiastas dos esportes no estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson.

O último dia do Festival de Areia de Brasília, que começou na quinta-feira (22), premiou os atletas vencedores na competição de vôlei de praia | Fotos: Matheus H. Souza/ Agência Brasília
As disputas foram parte da etapa Challenger do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, com 38 duplas competindo na categoria masculina e 30 no grupo feminino. O DF foi representado pelos atletas Felipe Alves, que conquistou o terceiro lugar, Léo Vieira, Teresa Cavalcanti, Solange Leal e Ângela Lavalle. A programação contou ainda com desafios de futevôlei, entrega de brindes como regatas, camisas e bolas, show de artistas locais e atividades para as crianças.
Natural da Bahia, Felipe Alves, 25 anos, pratica vôlei desde a adolescência e chegou no Quadradinho em 2017 para jogar profissionalmente. “Sou quase um candango, fui abraçado por Brasília. Não tenho nenhum parente aqui, apenas a minha família do vôlei, e foi muito gostoso jogar em casa, teve uma energia fenomenal”, disse ele, que é atendido pelo programa Bolsa Atleta, benefício federal disponibilizado aos atletas pela SEL.
O atleta Felipe Alves gostou de participar de um campeonato de vôlei de praia na cidade onde vive: “Foi muito gostoso jogar em casa, teve uma energia fenomenal”
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressaltou o crescimento do vôlei no DF e adiantou que mais um torneio será sediado pela capital federal ainda neste ano. “Ano passado, nós trouxemos a Liga das Nações de Vôlei Feminino e, no começo deste ano, tivemos uma etapa do Elite 16 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2024, antes das Olimpíadas. E para encerrar esse ano com chave de ouro, teremos a Superliga Master de vôlei, em setembro.”
Junqueira também destacou o potencial de Brasília para sediar grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Segundo ele, a capital brasileira se sobressai devido à infraestrutura, com ginásios, campos e arenas prontos para receber atletas de alto rendimento, e ao hub logístico, uma vez que o aeroporto está a cerca de 20 minutos da área central e a rede hoteleira brasiliense dispõe de mais de 400 hotéis. “Quem faz evento em Brasília não quer fazer em outro lugar, e isso é resultado do investimento do Governo do Distrito Federal”, enfatizou.
