Iniciadas na última semana, as obras de recapeamento da Estrada Parque Península Norte (DF-009), no Lago Norte, caminham para a etapa final. A via atende cerca de 30 mil motoristas da região, além de conectar o Varjão, o Setor de Mansões Lago Norte, o Paranoá e o Itapoã. Com investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), da Caixa Econômica Federal e de emenda parlamentar do deputado federal Júlio Cesar Ribeiro, a obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e o projeto e o gestor dos recursos são de responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF).
A intervenção foi autorizada pelo governador Ibaneis Rocha em dezembro de 2024 e os serviços incluem restauração do pavimento asfáltico, fresagem, recomposição e recapeamento, além de sinalização horizontal, pintura de faixas e zebrados. O trabalho é executado no trecho que vai do km 1,5 da DF-009, próximo ao letreiro Lago Norte, até o km 3,5, em frente ao comércio local que fica em frente à Paróquia Nossa Senhora do Lago.

A obra na DF-009 inclui restauração do pavimento asfáltico, fresagem, recomposição e recapeamento, além de sinalização horizontal, pintura de faixas e zebrados | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
São 50 empregos gerados na primeira etapa, durante a qual é feita a fresagem de todo o material antigo. Depois vem a compactação e, em seguida, a capa do asfalto novo com pintura e demarcação das faixas.
Segundo o engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Luiz Antonio Mundim, atualmente as equipes estão concentradas no segundo lote de um total de quatro da obra. A pista que vai em direção ao final do Lago Norte, com 600 metros, passa pela fresagem e a recomposição do asfalto. Nos próximos dias, o serviço será feito outro lado, que consiste em 2,2 km (saindo da Paróquia Nossa Senhora do Lago, passando em frente ao Shopping Iguatemi e indo até a saída para o Eixão).
Luiz Antonio Mundim: “Uma qualidade de asfalto melhor é, inclusive, prevenção para acidentes e prejuízos nos carros que podem ser causados por valas e buracos na pista”
