Com a chegada do período seco no DF, foi realizada nesta sexta-feira (31) a primeira blitz educativa de 2023, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que contou com a participação de 30 estudantes do Centro de Ensino Vargem Bonita e representantes de órgãos do governo que integram o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF). Os motoristas foram parados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) na pista em frente à feirinha da Quadra 14, no Park Way, onde receberam informações e material sobre os cuidados que devem ser tomados durante o período de estiagem.
Presente durante a ação, o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, explicou que a escolha da região administrativa para o início das blitze se deu pelo grande número de focos de incêndios registrados nessa RA nos últimos anos. O bairro conta com grandes áreas verdes entre as moradias e áreas de proteção ambiental. “A Sema investe no trabalho de prevenção, alertando a população para os perigos da queima de lixo e resto de poda, que são as principais causas de incêndio florestal no DF. A conscientização da população é fundamental para evitar risco maior para o meio ambiente e a saúde”, afirmou.
O secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes (ao centro), destaca: “A Sema investe no trabalho de prevenção, alertando a população para os perigos da queima de lixo e resto de poda, que são as principais causas de incêndio florestal no DF” | Foto: Divulgação/Sema
O administrador do Park Way, Deusdete Benevides, ressaltou a importância da mobilização e adiantou que para evitar a queima de podas foi adquirido um triturador que está sendo disponibilizado para os moradores que podem depois reaproveitar o material para a cobertura do solo.