Os servidores da administração direta do Governo do Distrito Federal (GDF) têm até 16 de fevereiro para responder a Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho. Aplicada pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia (Seec), a ferramenta vai subsidiar a elaboração do Plano Distrital de Qualidade de Vida no Trabalho.
A pesquisa é feita no formato online, mediante a aplicação de questionário eletrônico, e pode ser respondida por servidores efetivos, comissionados e estagiários da administração direta, autárquica e fundacional do GDF. A avaliação aborda aspectos da qualidade de vida pessoal, de saúde, psicológico e profissional. É preenchida de forma anônima, sendo solicitada apenas a identificação do órgão do servidor.
A aplicação do questionário segue as orientações do Decreto nº 42.375/2021, de 9 de agosto de 2021, que institui os princípios e diretrizes para a concepção, implantação e promoção de política e programas de qualidade de vida no trabalho do GDF. “O decreto prevê o diagnóstico institucional como uma das macroetapas para a efetivação da qualidade de vida no trabalho”, explica a titular da Sequali, Adriana Faria. “Por isso, a participação dos servidores na pesquisa é tão importante para elaborarmos o diagnóstico e implementarmos mais ações efetivas”.