Os eventos turísticos desempenham um papel fundamental na promoção do turismo e no desenvolvimento econômico de uma região. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) vem implantando, cada vez mais, ações e projetos que tornem o turismo acessível e igualitário. Neste sentido, a pasta assinou a portaria que reforça e assegura a acessibilidade e igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
O evento Brasília Monumental, promovido pela Setur-DF no último 7 de setembro, contou com toda a estrutura de acessibilidade necessária para mais conforto aos frequentadores | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
A portaria de número 26, de 30 agosto de 2023, altera o artigo 17 da portaria nº 5, 26 de janeiro de 2023, que institui ato normativo setorial para celebração, execução e prestação de contas de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC), celebradas no âmbito da Setur-DF. A nova redação do art. 17 fica da seguinte forma: “O plano de trabalho será elaborado pela OSC com base no roteiro previsto no Anexo I, e deverá garantir acessibilidade e igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, mediante rampas de acesso a todas as áreas do evento, reservando espaços livres à frente do palco, quando houver, bem como a disponibilização de tradutor e intérpretes da Libras, com projeção simultânea quando houver telão.”