Com o compromisso de promover autonomia, dignidade e inclusão para pessoas com deficiência, o Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza dois serviços voltados à acessibilidade em comunicação para pessoas surdas, surdocegas e com deficiência auditiva. São eles: a Central de Intermediação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que atua há 15 anos na Estação 112 Sul, e o aplicativo DF Libras CIL Online, lançado em 2023 que já contou com 4.526 acessos e quase 90 horas de uso até abril de 2024.
“Programas como esses impedem o bloqueio de comunicação da comunidade surda. São iniciativas que minimizam as dificuldades e permitem a utilização da Libras como identidade, forma de expressão e garantia de direitos”, analisa o diretor de Comunicação Acessível da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) e da Central de Interpretação em Libras, Alexandre Castro.
A Central de Intermediação em Libras conta com seis intérpretes e quatro profissionais surdos que atuam como intérpretes e tradutores | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Bastante conhecida pela comunidade surda, a Central de Intermediação em Libras funciona há 15 anos na Estação 112 Sul. Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o espaço conta com uma equipe formada por seis intérpretes e quatro profissionais surdos que atuam como intérpretes e tradutores. Os serviços podem ser solicitados de forma agendada ou emergencial, com atendimento imediato. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (61) 3313-5940 e (61) 99361-3668 (WhatsApp).
“A Central de Intermediação em Libras atende diferentes demandas, desde uma conversa com os parentes até uma ligação para atendimentos privados”
Alexandre Castro, diretor de Comunicação Acessível da SEPD-DF
“A Central de Intermediação em Libras atende diferentes demandas, desde uma conversa com os parentes até uma ligação para atendimentos privados, por exemplo, já que ainda não conseguimos adentrar esse tipo de serviço com o DF Libras CIL Online. Temos uma estrutura dedicada a esse público e, por ser um serviço antigo, já está enraizado na comunidade”, aponta Castro.
Além do atendimento direto ao público, a Central também promove capacitações e cursos de aperfeiçoamento para intérpretes, garantindo a qualidade e a ampliação dos serviços prestados.
Atendimento virtual
Criado a partir de uma parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o DF Libras CIL Online oferece o atendimento por meio da plataforma ICOM que permite a realização de videochamadas em tempo real, com intermediação por intérpretes de Libras, todos os dias da semana, em qualquer horário.