A Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) realizou, por meio da Coordenação de Ações e Qualidade de Vida do Servidor (COAQVT) da Subsecretaria de Valorização do Servidor (Subval), oficinas destinadas aos agentes de qualidade de vida do trabalho (QVT), indicados pelos próprios órgãos. O evento foi realizado na Escola de Governo (Egov) em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nesta terça-feira (12), reunindo mais de 100 servidores.
O foco principal da iniciativa foi definir e compreender o que significa qualidade de vida no ambiente de trabalho, considerando diversos aspectos que impactam a experiência do colaborador; esclarecer e destacar a diferença entre uma abordagem que visa apenas remediar problemas quando surgem e uma abordagem que procura prevenir esses problemas antes que ocorram, focando na promoção de um ambiente de trabalho saudável desde o início; e discutir e detalhar os passos necessários para desenvolver uma política que promova e sustente a qualidade de vida no ambiente profissional, incluindo estratégias, diretrizes e ações específicas a serem implementadas.
Subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro: “Discutir estratégias de planejamento para promover o bem-estar no ambiente profissional e compartilhar conhecimento com os colegas são fundamentais para o crescimento do nosso projeto e para atingir o maior número possível de servidores” | Fotos: Divulgação/Sefaz-DF
Na abertura do período da manhã, Tânia Monteiro, subsecretária de Valorização do Servidor, ressaltou a importância do compartilhamento de informações e ideias entre os agentes. Para ela, “discutir estratégias de planejamento para promover o bem-estar no ambiente profissional e compartilhar conhecimento com os colegas são fundamentais para o crescimento do nosso projeto e para atingir o maior número possível de servidores’.’
Por sua vez, o secretário executivo da Sequali, Epitácio Junior, esteve presente na parte vespertina, abordando o papel dos agentes na elaboração e implementação de projetos em suas respectivas organizações. ‘Vocês, como agentes de QVT, têm um papel fundamental como multiplicadores do Plano Distrital de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) nos órgãos do Distrito Federal. Essa iniciativa não apenas eleva a qualidade de vida no ambiente laboral, mas também impacta positivamente os serviços prestados à população’’, disse.
