A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) entregou mais uma casa reformada pelo Programa Melhorias Habitacionais, nesta quinta-feira (4). Desta vez, a contemplada foi Lindete Pinto Barroso, 55 anos, que mora numa casa no Setor Leste da Cidade Estrutural com o filho, André Silva Oliveira, de 23 anos.
Mãe e filho, agora, vivem em uma casa que passa a contar com melhorias estruturais pensadas para ampliar espaço, conforto e segurança. “Estou muito feliz! Sem a ajuda de cada pessoa que trabalhou aqui, eu não teria conseguido fazer essa reforma”, disse Lindete, emocionada.
O projeto, que contou com investimento de R$ 68.831,35, começou com a criação de um novo quarto. Sala e cozinha foram ampliadas tornando o ambiente mais funcional. A reforma incluiu também a realocação do banheiro, com o objetivo de melhorar a circulação entre os cômodos e potencialmente aumentar a ventilação natural.
Parte do trabalho envolveu demolições cuidadosas de alvenarias que apresentavam falhas, seguidas de reconstruções alinhadas a padrões de salubridade, segurança e eficiência. Portas e janelas foram substituídas, forro de teto, revestimentos e pintura aplicados com acabamento cuidadoso. Além das mudanças físicas, o projeto contempla a atualização dos sistemas elétrico, hidráulico e sanitário, garantindo bom funcionamento e reduzindo riscos.
Para o diretor de assistência técnica da Codhab, Mauro de Paulo da Rocha, essa transformação foi fundamental para a qualidade de vida e para a segurança da família. “Esse projeto muda a vida das pessoas trazendo dignidade e melhorias reais”, completou.
O diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes lembrou que o Melhorias Habitacionais é um dos projetos mais bonitos da companhia porque impacta diretamente na vida das pessoas de forma rápida e eficaz: “Estamos trazendo melhorias habitacionais que são melhorias de vida. A dona Lindete agora faz parte da família da Codhab.”
O Melhorias Habitacionais
Esse programa do Governo do Distrito Federal abrange desde reformas de infraestrutura básica até adequações que promovem conforto, higiene e proteção contra riscos, sempre priorizando soluções que respeitam o contexto local e as necessidades específicas de cada lar.