Promover um trânsito mais seguro, com redução de sinistros na capital federal. Essa é a missão da Gerência de Operações Especializadas (Geope) do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) ao atuar nos mais de 2 mil quilômetros de vias da cidade.
A Gerência de Operações Especializadas (Geope) do DER-DF atua nos mais de 2 mil quilômetros de vias do Distrito Federal com a missão de reduzir os sinistros | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Com três núcleos estratégicos que operam de forma integrada, a gerência foi criada no ano passado e está alinhada ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que busca reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2028.
“A Geope surgiu com a necessidade de aumentar a fiscalização em tipos específicos de transporte ou de fiscalização de trânsito, que exigem um conhecimento avançado e são grandes causadores de acidentes graves”, explica o diretor de Fiscalização e Segurança do Trânsito do DER-DF, Sinomar Ribeiro.
A estrutura da gerência é composta pelos núcleos de Motopatrulhamento (Numop), de Operações Aéreas (Nuopa) e de Operações Especializadas (Nuope). “Na prática, o trabalho conjunto da equipe colabora com a mobilidade e a segurança viária, focando na redução de sinistros e na preservação de vidas”, destaca o gerente de Operações, Glaydson Nascimento.
Glaydson Nascimento, gerente de Operações: “Na prática, o trabalho conjunto da equipe colabora com a mobilidade e a segurança viária, focando na redução de sinistros e na preservação de vidas”
Supervisão em altitude
O Nuopa auxilia no monitoramento e na engenharia do tráfego viário por meio de drones, seguindo a regulamentação aeronáutica. O uso desses equipamentos otimiza as operações do núcleo, reduzindo o tempo de preparo da equipe e permitindo a formação de um maior número de agentes.
Entre suas funções, destacam-se a análise do tráfego de veículos e a sinalização das vias, além da inspeção de equipamentos públicos para identificar rachaduras ou trincamentos. “Monitoramos áreas de tráfego intenso, como balões viários e entradas e saídas de vias, além de estruturas de trânsito. Depois, repassamos as imagens coletadas para os setores responsáveis tomarem as medidas necessárias”, explica o chefe do Nuopa, Luciano Paz.
As obras de trânsito recém-inauguradas sob responsabilidade do DER também passam pela análise do núcleo, tanto antes quanto depois da entrega. “O objetivo é avaliar os resultados: se o fluxo de veículos está adequado e se há necessidade de melhorar a sinalização, entre outros pontos”, acrescenta Paz.
“Monitoramos áreas de tráfego intenso, como balões viários e entradas e saídas de vias, além de estruturas de trânsito”, conta o chefe do Nuopa, Luciano Paz
Escolta e capacitação
Responsável por operações de fiscalização que exigem mais agilidade e pelas escoltas demandadas pelo órgão, o Numop conta com uma equipe especializada. “A resposta de uma motocicleta é muito mais rápida do que a de uma viatura de quatro rodas, o que traz agilidade ao nosso serviço. Além disso, todos os motociclistas do núcleo hoje são instrutores de pilotagem”, afirma o chefe do Numop, Christian Alves.
