O trabalho desenvolvido no Governo do Distrito Federal (GDF) em respeito e defesa à diversidade religiosa na capital federal foi reconhecido durante evento promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta sexta-feira (11), data em que se celebra o Dia do Advogado. Na ocasião, o governador Ibaneis Rocha recebeu uma placa que destaca o compromisso do líder do Executivo na condução da liberdade religiosa no Distrito Federal, onde há uma grande pluralidade de crenças convivendo no mesmo espaço.
“Em primeiro lugar, para mim, é um orgulho muito grande estar aqui no Dia do Advogado dentro do Conselho Federal da Ordem, um local onde eu dediquei vários anos da minha vida”, afirmou o governador. Formado em direito há 30 anos, Ibaneis Rocha atuou como advogado até se candidatar ao Palácio do Buriti e vencer as eleições em 2018 e, depois, novamente, em 2022. Presidiu a seccional da OAB-DF de 2013 a 2015 e também foi diretor do Conselho Federal e corregedor-geral da entidade.

O governador Ibaneis Rocha recebeu uma placa que destaca o compromisso do líder do Executivo pela liberdade religiosa no DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
“Nós sabemos os grandes problemas que já tivemos, inclusive aqui no Distrito Federal em governos anteriores, com imagens quebradas e templos queimados. Graças a Deus, nós ultrapassamos todos esses momentos e hoje vivemos uma paz religiosa e isso tem que ser ressaltado. Nós vivemos aqui com todas as matizes e as entidades religiosas e todos aqueles representantes das mais diversas religiões dentro de uma paz total”, emendou.
O governador lembrou que no início da primeira gestão foi criada a Coordenação de Assuntos Religiosos para atuar ampliando o debate sobre os templos e combatendo a intolerância religiosa. De 2019 a 2023, o GDF regularizou 300 templos com a entrega de escrituras que garantiram a segurança jurídica para que os espaços pudessem desenvolver suas atividades de forma regular junto à comunidade.
A iniciativa veio da experiência de Ibaneis Rocha na própria Ordem dos Advogados. Quando presidiu a seccional do Distrito Federal e também criou a Comissão Especial de Liberdade Religiosa, entidade que o homenageou durante a solenidade.
Homenagem
A entrega da honraria ocorreu durante a programação do evento “O Papel da Advocacia na Promoção da Liberdade Religiosa” realizado pelo Conselho Federal em parceria com a JRCLS – J. Reuben Clark Law Society (Associação de Advogados J. Reuben Clark), por intermédio da Comissão Especial de Liberdade Religiosa do CFOAB, e as Comissões de Liberdade Religiosa das Seccionais: OAB-PI, OAB-PE, OAB-PR, OAB-SP e OAB-BA. O objetivo do seminário é debater o direito da liberdade de crença e culto e do estado laico, além de difundir a cultura de paz e promover o diálogo inter-religioso no Brasil.
