O governador Ibaneis Rocha participou, nesta quarta-feira (12), do Brasil Summit, no Brasília Palace Hotel. O evento, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) com patrocínio do Governo do Distrito Federal (GDF), reúne líderes empresariais, representantes do setor público, empreendedores, pesquisadores e visionários para debater temas sobre transição energética e sustentabilidade.
Ao discursar para os participantes do encontro, o governador Ibaneis Rocha ressaltou a boa posição do DF na transição energética: “A gente está trabalhando muito forte para transformar a capital da República também na capital da sustentabilidade” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
“A transição energética está acontecendo de forma muito rápida em todo o mundo, e aqui no Brasil não pode ser diferente”, declarou o governador. “Brasília vem dando uma pegada muito forte na questão dos veículos elétricos, na iluminação pública com lâmpadas de LED, para que a gente tenha uma redução do consumo energético. Então a gente está trabalhando muito forte para transformar a capital da República também na capital da sustentabilidade.”
147.762
Número atual de luminárias de LED no DF
Como parte desse esforço, o GDF lançou o Programa de Modernização da Iluminação Pública, que visa a atualizar o parque com lâmpadas de LED em todas as cidades.
Atualmente, o DF conta com 320 mil luminárias, das quais 147.762 já são de LED, representando 46,18% do plano de modernização. A meta para este ano é concluir a substituição dos 53,82% restantes.
Economia sustentável
“Conseguimos avançar bastante com a isenção do IPVA para esses carros, fazendo com que sejamos o segundo maior estado em venda de veículos elétricos e híbridos – isso tudo sem prejudicar a economia”
Governador Ibaneis Rocha
Além disso, o governador Ibaneis Rocha cumpriu a promessa feita ao setor de vendas de automóveis multimarcas. Agora, carros elétricos e híbridos – adquiridos por revendedoras ou em negociação entre consumidor local e pessoa física de outro estado – têm direito à isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
